Trabalho do Zezinho
Em 1988 os Grupos ASEA, da Suécia, e BBC-Brown Boveri da Suíça decidiram juntar-se para formar a ABB, Asea Brown Boveri, dando origem a um dos maiores grupos de empresas no mundo.
Um historial valioso iniciado em finais do séc. XIX, cheio de notáveis investigações e inovações tecnológicas, algumas das quais marcos mundiais na história do desenvolvimento das engenharias electrotécnica e mecânica, está por trás do prestigiado Grupo ABB. Destaca-se o pioneirismo na fabricação de alternadores, transformadores e motores, no transporte de energia em corrente contínua de alta tensão (HVDC), no projecto e fabricação do primeiro robot industrial.
A ABB é hoje líder nas tecnologias de Energia e Automação, estando activa em mais de 100 países, com cerca de 110 000 empregados e um volume de negócios aproximado de de 25 mil milhões de Euros.
O Grupo ABB investiu em 2007 1 200 milhões de Euros em Investigação e Desenvolvimento. As inovações tecnológicas decorrentes introduzidas nos produtos e sistemas ABB - de mérito frequentemente reconhecido e premiado internacionalmente - reflectem a busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento económico, a gestão ambiental e o progresso social.
Os produtos ABB requerem hoje menos material, têm menor consumo energético e melhor rendimento, sendo por isso cada vez maior o número de produtos com qualificação EPD-Environmental Product Declaration. Relevam-se alguns desses produtos e sistemas de sucesso: accionamentos de velocidade variável que reduzem as emissões de CO2 em cerca de 68 milhões de toneladas por ano (valor superior às emissões na Finlândia); Azipod® o sistema propulsor para grandes navios (p. ex. o queen marly II) que proporciona reduções do consumo superiores a 20% do convencional; instrumentação inovadora para análise e monitorização da qualidade da água; sistema 800xA para uma automação industrial integrada; HVDC Light® que torna possível o transporte de energia a menores