Zezinho o dono da porquinha preta.
ZEZINHO, O DONO DA PORQUINHA PRETA
SÉRIE VAGA-LUME
Coordenação da Série: Fernando Paixão
Capa e ilustrações: Cirton Genaro
Projeto gráfico: Ary Normanha
Suplemento de Trabalho:
Maria Aparecida Spirandelli e Marina Appenzeller
Editora Ática, 7ª edição, 1990
Revisão e Formatação: SCS
Dados Biográficos
Jair Vitória nasceu numa fazenda do Triângulo Mineiro. Seu pai era lavrador e vaqueiro, realizando qualquer tipo de trabalho nas fazendas da região. Aos sete anos, começou o curso primário, quando mudou-se para uma cidadezinha no interior de São Paulo. Como seu pai não se adaptasse à vida de comerciante, a família voltou para o campo. Jair Vitória passou a freqüentar escolinhas de roça. Apesar de já gostar muito de ler, não tinha muitas oportunidades de fazê-lo, pois não havia livros, revistas ou jornais na fazenda.
Como seu pai tinha por filosofia que seus filhos devessem continuar a estudar, Jair Vitória voltou à escola na cidade de Cardoso, no interior de São
Paulo, onde concluiu o curso primário aos dezesseis anos. Voltando novamente à roça, começou a sentir necessidade de prosseguir seus estudos. Iniciou um curso por correspondência e assim que fundaram o ginásio em Cardoso, voltou para lá a fim de completar o 1º grau. Nessa época lia sem parar. A literatura foi se transformando numa necessidade: datam desse período seus primeiros romances. Ao terminar o ginásio, partiu para São Paulo, onde trabalhou em escritórios para completar o curso colegial. Em seguida entrou na Universidade de São Paulo onde se formou em Letras.
Atualmente, Jair Vitória é professor da Fundação Educacional de
Brasília, onde reside.
*-*-*-*
Para Lucilene, minha filha, com um ano e seis meses quando este livro foi escrito.
*-*-*-*
1
ZEZINHO chegou em casa com os olhos arregalados, olhando para o pai. Tinha acabado de receber uma notícia desagradável quando chutava uma bolinha de borracha com os colegas da fazenda onde moravam.
— Seu