TRABALHO DO QUINTANILHA
Introdução:
O nome “atletismo” “origina-se do grego “athla” que significa esforço, concurso, ou “athlon” combate e luta, dando origem também à palavra atleta (combatente). O atletismo é a única modalidade esportiva que esteve presente em todas as versões das Olimpíadas, desde a antiguidade, idade moderna e contemporânea. Atualmente o atletismo é definido como um esporte com provas de pistas (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética. No salto em distância há uma fase de aproximação (corrida) seguida da chamada e da fase aérea, visando alcançar uma máxima distância. As provas de salto em distância têm proporcionado grandes resultados para o Brasil e está em crescimento nas escolas de primeiro e segundo graus, sendo frequentemente exigida em competições escolares. A prática de atividade física além de melhorar a qualidade de vida atual, também tem o potencial de influenciar comportamentos futuros. O presente estudo objetivou correlacionar os movimentos realizados na execução do salto em distância com os principais grupos musculares envolvidos.
O salto em distância não trabalha os músculos de forma isolada, mas sim de uma maneira “global”. Os músculos profundos atuam como os principais estabilizadores da coluna e os músculos superficiais, em sua maioria, são responsáveis pela força e potência. Compreender a dinâmica muscular do salto auxilia o professor/treinador na elaboração de alongamentos e de exercícios de fortalecimento muscular apropriados para a preparação do aluno/atleta para melhor desempenho dessa modalidade esportiva.
Tendo em vista que já era praticado dentro da prova de Pentatlo nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, o salto em distância é considerado, dentre as provas de saltos, uma das mais antigas.
Nos Jogos Olímpicos da