Trabalho Direito Empresarial duplicata virtual e boleto bac rio

3294 palavras 14 páginas
Unipar – universidade paranaense
Curso de direito R.A: 05009982 – João Paulo Januario Russo
R.A: 05010610 Fagner Maggioni Teixeira
R.A: 05010977 Caterina Fernanda Rede
R.A: 05010990 Paulo Afonso Pegoraro Figueiredo
R.A 05011554 Maysa Rodriguês de Almeida

direito empresarial

duplicata virtual

Paranavaí 2013

1.DIFERENÇA ENTRE DUPLICATA VIRTUAL E BOLETO BANCÁRIO

A modernidade impôs o surgimento de meios que permitam mais rapidamente a circulação de riquezas, sendo que é na órbita do direito empresarial que esses mecanismos se fazem mais necessários. Os agentes econômicos, atuando na Internet ou mesmo fisicamente, precisavam buscar meios de facilitar a mobilização do crédito dentro da sua atividade.
Em função disso, surgiu o cheque pós-datado que facilita a atuação dos agentes econômicos. Todavia, com a evolução da tecnologia, muitos contratos passaram a ser feitos por computador ou por telefone, sem a possibilidade de emissão de um cheque, uma vez que o devedor não encontra o credor para assinar o cheque. Nesses casos, os agentes econômicos passaram a lançar mão de duplicatas, não as duplicatas tradicionais, mas as duplicatas virtuais.
Uma vez finalizado o contrato, o agente econômico pode, online, enviar os dados do contrato a uma instituição financeira, a qual, também online, à luz desses dados, emite uma ficha de compensação e a encaminha ao devedor, que poderá pagá-la na rede bancária diretamente, ou até por meio da própria internet. Essa ficha de compensação não é a duplicata, mas um aviso bancário para tornar a obrigação portável, que se baseia na duplicata que existe apenas em meio magnético.
Não honrada a duplicata, o credor ou o próprio banco, encarregado da cobrança, podem encaminhar em meio magnético os dados ao cartório para que este efetue o protesto do título. Lavrado o protesto, o credor ou o banco pode promover um processo de

Relacionados