Trabalho DIREITO_Cotas_raciais

519 palavras 3 páginas
DIREITO

MARIA CLARA MATIAS FERREIRA
TURMA: DIREITO 1º SEMESTRE
CAMPUS: AGUAS CLARAS

COTAS RACIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Direito do Centro Universitário Unieuro como requisito para a aprovação na disciplina História do direito sob a orientação da Profª. WILKER ANDRE LACERDA.

BRASÍLIA 2015

O que o Supremo Tribunal Federal decidiu as cotas raciais?

Infelizmente, no Brasil, por causa de tantas injustiças sociais, existe uma pressão muito forte de certas organizações que se dizem protetoras dos interesses das minorias sobre o poder legislativo que acaba cedendo a essas organizações. Em geral, as concessões acabam gerando “leis remendadas” que não resolvem as injustiças e acabam criando outras fontes de discussão e polêmicas.

Penso que, da forma como foi elaborado criou-se uma acomodação para os pobres e negros, do mesmo modo que acontece com a bolsa escola, bolsa família e tantos outros programas sociais. Insisto em dizer que se dá o peixe, mas não se dá condições para a pesca. Este é o principal motivo pelo qual não concordo com o sistema de cotas.
O sistema de cotas para favorecer os afro-brasileiros não passa de um grande equívoco. O motivo alegado é que essas pessoas são historicamente discriminadas na sociedade e por isso tem menos oportunidades. Não é verdade. As oportunidades estão ao alcance de todos aqueles que lutam que dão valor ao estudo e que se educaram. Um fator importante nesse desenvolvimento individual é o incentivo dado aos filhos pelos pais, e sabemos que por razões culturais ou outros motivos, esse incentivo não é dado. A dificuldade para se desenvolver intelectualmente ou profissionalmente é, portanto, dos pobres em geral e não apenas dos afro-brasileiros.

Para se tiver

Relacionados