Trabalho De Voleibol Analises
Introdução O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Estudos Práticos IV - módulo de voleibol que está inserido no primeiro ano de Licenciatura em Educação Física e Desporto no 2º Semestre. Este relatório tem como principais objetivos analisar situações específicas do jogo da segunda divisão do campeonato nacional de voleibol entre o Marítimo e o Famalicense, realizado no dia 28 de Março por volta das 18 horas da tarde no Complexo do Club Sport Marítimo em Santo António. Os aspetos que iremos analisar recaem sobre os blocos efetuados por ambas as equipas assim como os seus dispositivos táticos defensivos, quem fez as proteções ao bloco, quem defendeu a linha e as bolas cruzadas.
Começamos por analisar o primeiro set, em que a equipa que observamos foi o Club Sport Marítimo. Seguidamente observamos no segundo set a equipa do Famalicense.
O segundo set começou já com meia hora de jogo decorrida.
Neste caso analisamos a equipa do Famalicense, onde apontamos o número de blocos efetuados por esta equipa, assim como o seu dispositivo defensivo.
No primeiro remate do Marítimo, houve um bloco duplo, onde quem foi ao bloco foi o jogador número 5 e 11. O bloco foi efetuado mais ou menos na zona 2. Este bloco fez com que a bola voltasse para o campo do Marítimo, e aí o Marítimo teve nova oportunidade para rematar e novamente o remate foi parado por mais um bloco duplo pelos mesmos jogadores, fazendo com que a bola pela terceira vez fosse para o campo do Marítimo, dando mais uma oportunidade que não desperdiçaram, pois o bloco não foi capaz de parar o remate. Ainda conseguiram tocar na bola mas a mesma acabou por sair.
Esta situação decorreu com o distribuidor da equipa do Famalicense na posição 1.
Nos primeiros blocos quem fez a proteção à linha foi o número 8 que por acaso era o distribuidor. Quem estava para defender a bola cruzada era o número 9 e 1. O número 1 era o libero da