trabalho de vetores
O QUE É VETOR Vetor (do latim vector = condutor), como já dissemos é um instrumentos usado, principalmente pela física, que reúne "dentro de si" três informações sobre um corpo ou um móvel.
MÓDULO (intensidade, número real não-numérico)
SENTIDO
DIREÇÃO Os vetores são representados por qualquer letra e por uma seta desenhada por sida da letra, como . O módulo deste vetor é representado pela letra que representa o vetor, porém sem a seta em cima, v, ou então pelo símbolo do vetor entre os sinais matemáticos que representam módulo, ||. Para facilitar a nossa compreensão vamos pegar um exemplo simples
Neste exemplo tempos um vetor que possui todas as informações necessárias. veja:
Direção: como vemos, o vetor acima possui a mesma direção da reta r, horizontal;
Sentido: Fica notável que o vetor segue de P para O, da esquerda para direita, neste caso; Módulo: O módulo é a intensidade do vetor, como já sabemos. O módulo é, graficamente representado, pelo tamanho do vetor desenhado, que em nossa caso é de três unidades de medidas u, ou seja 3u.
OBS.: Devemos sempre notar que se a unidade de medida fosse centímetros, o módulo do vetor seria 3 cm, e se a unidade de medida fosse metros, o módulo do vetor possuiria 3 metros, etc.
VETORES IGUAIS E VETORES DIFERENTES Este é outro item muito importante para entendermos, definitivamente, um vetor.
Para que dois vetores sejam iguais eles, necessariamente, precisam possuir módulos, sentidos e direção iguais. Por exemplo:
Os vetores acima são iguais, pois possuem as três informações, que constitui um vetor, iguais. Se tivermos dois vetores que possuem módulos e direções iguais, porém sentidos diferentes, dizemos que que estes vetores são diferentes e opostos. Por exemplo:
Estes dois vetores são diferentes, pois possuem a mesma direção (horizontal), o mesmo módulo, porém o sentido contrário e opostos.
CÁLCULOS COM VETORES
ADIÇÃO DE VETORES Quando executamos uma