Trabalho De Ventila O
NATURAL
Existe varias maneiras naturais de se amenizar ou aumentar a circulação dos ventos nos ambientes. QUEBRA - VENTO
No inverno, cercas, muros e estruturas adjacentes ou elementos de vegetação podem ser utilizados como quebravento, É preferível que as barreiras criadas contra os ventos sejam permeáveis (árvores, arbustos, muros vazados, cobogós) para impedir o efeito indesejável de turbulências no lado da barreira oposto aos ventos, funcionando como redutores de
VENTILAÇÃO CRUZADA - VOLUMETRIA
Uma forma estreita e alongada é ideal para favorecer a ventilação natural a uma maior parcela dos ambientes da edificação. Uma maior área de fachada representará uma maior obstrução aos ventos provocando uma maior pressão sobre a estrutura e melhor movimento do ar através da edificação.
VENTILAÇÃO CRUZADA - JANELA
As janelas devem direcionar o fluxo de ar através da área de trabalho.
O fluxo de ar interno será determinado pela posição das aberturas de entrada com relação ao exterior e das aberturas de saída com relação a corrente de ar interna.
Se o vento é obrigado a mudar de direção dentro do ambiente uma maior parcela do ambiente será ventilada.
EFEITO CHAMINÉ
Aberturas em diferentes níveis podem gerar um fluxo de ar ascendente retirando o ar mais quente através de exaustores eólicos e aberturas zenitais.
Se as aberturas são localizadas no lado da cobertura voltado para os ventos ou em área de turbulência o efeito chaminé pode ser revertido, onde as saídas de ar passam a agir como entradas de ar de pouca eficiência. Edificações de pédireito elevado e pavimentos com desníveis são mais favoráveis ao efeito chaminé.
Ventiladores podem ser instalador no interior das chaminés auxiliando a ventilação quando o fluxo natural é insuficiente.
TORRES DE VENTO
As torres de ventos são elementos bastante característicos da arquitetura árabe vernacular.
Elas captam os ventos acima do nível da cobertura direcionando-os para o interior do edifício. A