Estudo De Caso Mais Que Um Nome Um Sistema De Trabalho
327 palavras
2 páginas
1. A primeira fase da Metodo coincidiu com o “milagre econômico” - período marafado por forte crescimento da economia -, quando a oferta de obras era grande. Foi nesse período que a construtora teve um grande avanço, chegando ao inicio dos anos 80 com 3500 funcionários e um faturamento de 36 milhões de dólares anuais. Infelizmente, em 1980 o segmento de construção civil entrou em crise, e a Método entrou em sua segunda fase. De 83 a 86, o objetivo deixa de ser o crescimento e a estratégia de recuperação foi basicamente capitalizar rapidamente a empresa por meio de lucro, sem recorrer ao sistema financeiro, com a redução de riscos pela seleção de clientes e pela administração dos contratos, evitando executar obras sem ter recursos empenhados. Ao final de 86 a empresa se recuperou e começou a entrar no ranking das maiores empresas do setor, sendo considerada a empresa de melhor situação financeira entre suas semelhantes. Em sua terceira fase, de 87 a 90, o objetivo era gerar produtividade, qualidade, agilidade e flexibilidade.
2. A partir de um período, os diretores da empresa chegaram a conclusão de que o sistema técnico não era o mais importante, que suas maquinas, tecnologia e sistemas operacionais geram apenas um desempenho potencial, mas o desempenho real dependia mesmo da ação das pessoas. Partindo do conceito de que o sistema técnico não era o mais importante para a empresa eles passaram a exercer a gestão participativa, em que os funcionários tem abertura para opinar em relação a assuntos internos, como por exemplo, a formulação de políticas da empresa, que são a tradução da filosofia da instituição para o cotidiano da empresa, e a partir do momento em que a política é consensual , fica mais facil ser aceita e praticada por todos.
3. Sim. Pois para uma empresa conseguir ter uma certa eficácia (relação entre resultados obtidos e os objetivos pretendidos) ela deverá basear-se nos quatro princípios da administração - produtividade, qualidade,