trabalho de topologia
INTRODUÇÃO:
Em 9 de outubro de 2013, nós, alunos de topologia, juntamente com colegas e professor Gabriel Cremona, realizamos um estudo de campo no terreno situado entre o encontro das ruas São Jorge e Santo Inácio de Loyola, no centro de Florianópolis. Com auxílio da estação total Topcon GWT 3000 Precisão 5”, levantamos dados topográficos do lote com o objetivo de aplicar os estudos teóricos aprendidos em sala, bem como nos ajudou na Unidade de Aprendizagem Projeto de Arquitetura Habitação Unifamiliar.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciamos o trabalho demarcando a localização do teodolito. Esse encontrava-se na esquina oposta ao centro educacional, o qual está localizado em frente ao lote estudado. O instrumento marca o ponto de origem e estava configurado em relação ao muro desse centro educacional que representava o eixo Y. Marcamos onze pontos dentro e fora do terreno. Um grupo de três alunos direcionava portando o prisma para cada um desses pontos. Na análise de cada ponto, o teodolito refletia o prisma e anotávamos as informações como azimute, distância vertical, horizontal e altura do prisma informada pelos colegas que o portavam. Tais informações auxiliaram o desenvolvimento dos cálculos.
Após a coleta de dados foi possível calcular as coordenadas X, Y e Z, utilizando fórmulas matemáticas dadas pelo professor. Com a primeira fórmula era possível achar a ordenada X, multiplicando a distância horizontal com o seno do azimute. A segunda fórmula nos era permitido calcular a ordenada Y, multiplicando, também, a distância horizontal com o cosseno do azimute e assim, com a terceira fórmula conseguiríamos calcular a ordenada Y, subtraindo da altura do instrumento a altura do prisma e somando com a distância vertical.
I) Δx= Dh x senAz II) Δy=Dh x cosAz III) Δz= Hi – Hp + Dv
Com os resultados obtidos em cada ponto era necessário o cálculo das distâncias a cada dois pontos. Para realizar essas contas, utilizamos as distâncias horizontais de cada ponto e