Trabalho de Topografia
1) Processos indiretos de medidas lineares
São aqueles em que a medida angular entre dois alinhamentos é obtida através do ângulo de deflexão. Este é definido como o ângulo entre o prolongamento do alinhamento anterior para o alinhamento seguinte. Varia de 0° a 180°. al C A al dd de B Observa-se que a deflexão pode ser de duas naturezas: à esquerda (de) e à direita (dd). Na medição indireta de distâncias, estas são determinadas sem percorrer os alinhamentos. Os instrumentos de medidas indiretas de distâncias são denominados distânciômetros, e podem ser:
- Ópticos
- Mecânicos
- Eletrônicos
2) Erros comuns nas medidas estadimétricas
Os erros mais comuns na estadimetria são provenientes de:
a) Erros de leitura ou falta de precisão na leitura:
Observe que a diferença de avaliação de 1 mm na leitura, ocasiona um erro de 100 mm no cálculo da distância, visto que este erro é multiplicado por 100 ( g = 100).
b) Erro de paralaxe:
Decorrente da focalização imperfeita.
c) Erro de refração:
Decorrente do aquecimento ou resfriamento das camadas de ar, próximas ao solo e que desviam o raio visual. Aconselha-se evitar as horas mais quentes do dia ou trabalhar visando-se pontos mais altos na mira, nestas situações.
d) Erro de trepidação da mira:
Ocorre em decorrência de ventos ou mesmo imperícia do auxiliar. Quanto mais elevada for a visada na mira, maior será a trepidação.
e) Falta de verticalidade da mira:
Para manter a mira na vertical, usa-se o nível de cantoneira.
3) Descreva sobre o método de levantamento topográfico por caminhamento e amarração.
O método de caminhamento é o método de levantamento mais utilizado para qualquer tipo de área erelevo. Ele faz uso do teodolito, da trena e de balizas. Ele consiste no reconhecimento da área a ser levantada: Partindo-se de um ponto tomado como origem (0=PP), percorre-se a área, caminhandosobre as divisas ou o mais próximo possível delas, materializando os vértices da poligonal compiquetes, os quais