Trabalho de topografia- modelo digital
Para obter um bom planejamento e manejo de recursos naturais é preciso um bom mapeamento. O solo é o substrato de grande parte desses recursos e a representação gráfica do seu relevo é indispensável. Mapas de levantamentos planialtimétricos reproduzem as curvas de nível do terreno. Porém, estas exigem alto grau de abstração para poderem reconstruir os modelos desses relevos. Noções realistas do conjunto das diferenças de nível da superfície terrestre são, às vezes, procuradas por meio da construção de maquetes a partir de mapas topográficos. A fotogrametria, baseada na visão tridimensional, é eficiente para uma visualização da configuração do relevo do solo.
Reproduzir sobre um plano, graficamente, a sensação do relevo terrestre, representado espacialmente é um processo prático, acessível, rápido e barato, levando em consideração os recursos computacionais atualmente disponíveis. O desenho perspectivo procura representar, sobre uma folha de papel ou no vídeo, os objetos tais quais se apresentam, posicionados em determinado ponto de vista.
São apresentados conceitos básicos relacionados à elaboração e apresentação de modelos em perspectiva, por meio de computadores.
2. CARACTERIZAÇÃO E ORIGEM DOS MODELOS
Os modelos em perspectiva são conhecidos como Modelos Digitais do Terreno ou Modelos Digitais da Superfície. O termo Modelo Digital do Terreno é o mais utilizado. Segundo.Todas as expressões acima fazem referência à aquisição, processamento e utilização de dados digitais para a elaboração de modelos que representem, graficamente, o relevo da superfície terrestre. Além da elevação, podem ser incluídas, nos modelos, muitas outras feições do terreno que se referem ao tipo de solo, posse, valor da propriedade, uso da terra e outros. Daí, surgiu a expressão Modelo Digital de Elevação, para se referir aos modelos que consideram somente a elevação.
3. OBTENÇÃO DE DADOS
Os dados para elaboração dos modelos podem ser obtidos de mapas, de