Trabalho de TGA
TEORIA ESTRUTURALISTA
Sumário:
Introdução:
Este trabalho tratará de duas grandes teorias da TGA,que dentro da abordagem estruturalista nos remete a duas outras teorias (clássica e Relações Humanas).Trataremos em caráter principal da Teoria estruturalista mas que será mostrada logo após a sua precursora, ou seja, a teoria Burocrática.
A teoria estruturalista mostrará toda a sua abrangência já que ela se impôs sobre as teorias clássica e de R.H pois ambas tinha visão muito limitada dos aspectos internos da organização. Surge então a teoria Estruturalista que mostrará não só o ponto de vista de uma organização formal ou somente o ponto de vista de uma organização informal mas a visão de ambas juntas e reunidas, e acrescidas de alguns novos meios de administrar.
A teoria Burocrática que será a primeira a ser tratada aqui antecedeu a teoria estruturalista mas seu idealizador Max weber já a tratava numa abordagem e visão estruturalista, com racionalidade ele nos descreve o que ele achava ser o grande modelo de organização, a organização Burocrática. Apesar de não darmos aqui tanta ênfase na teoria burocrática ela é de fundamental importância para a TGA.
O que que é ??
Um breve histórico sobre as teorias antecessoras à teoria estruturalista:
No inicio do século XX um sociólogo alemão Max Weber publicou uma bibliografia sobre as grandes organizações de sua época, a qual deu o nome de Burocracia para este século (XX) ele denominou como o “século das Burocracias” pois para Weber estas organizações eram características de uma nova era cheia de “novos valores e exigências”.
A partir da era Vitoriana