trabalho de tga
Bruna Soares RA 414108844
Edilene RA
Eric RA
Everton RA 414105014
Janete RA
Maicon RA
Raphael RA
Ricardo RA
Wellington RA
Irla RA
RESUMO:
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLÁSSICA
SÃO PAULO 2014 UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE
Bruna Soares RA 414108844 Edilene RA Eric RA Everton RA Janete RA Maicon RA Raphael RA Ricardo RA Wellington RA
RESUMO: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLÁSSICA
SÃO PAULO 2014
A ORIGEM DA TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950, e tem entre seus representantes Peter Drucker, considerado pai da Administração por Objetivo. Surgiu diante do crescimento intenso das organizações e grandes problemas na administração. A Teoria tratada por Chiavenato retoma alguns aspectos da Teoria Clássica, onde alguns princípios foram atualizados trazendo um conceito moderno para administração. “Chiavenato dizia:”. A abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem, sem que alguma coisa fosse mantida. “Todas as teorias administrativas se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida ou como critica para tentar uma posição diferente,”.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA •Ênfase na prática da administração: Autores neoclássicos desenvolveram seus conceitos de forma prática, visando a ação administrativa, valorizando resultados concretos;
•Reafirmação relativa dos postulados clássicos: Retomaram os aspectos da Teoria Clássica adaptando- os à uma nova realidade. •Ênfase nos resultados e objetivos: Todas as organizações têm seus objetivos, são eles que justificam a existência de cada uma. A Teoria Neoclássica busca a eficiência através da eficácia, daí surge um modelo de administração: Administração por Objetivo (ApO).
Eficiência: Fazer certo as coisas. Realizar um trabalho