Trabalho de Termometro
A temperatura é uma das variáveis mais importantes em um processo industrial, assim como sua medição e controle são essenciais para a qualidade dos produtos.
Nos processos industriais, sejam eles químico, petroquímico, siderúrgico, cerâmico, farmacêutico, vidreiro, alimentício, papel e celulose, hidrelétrico, nuclear entre outros, são necessários medidores para que possam transformar um fenômeno físico como a temperatura em valores suscetíveis de interpretações, possibilitando um controle rigoroso do processo no qual estão inseridas.
Essa grandeza influência diretamente no resultado final de um processo e em seu comportamento provocando, por exemplo:
Ritmo maior ou menos na produção.
Mudança na qualidade do produto.
Aumento ou diminuição na segurança do equipamento e/ou da pessoa.
Maior ou menor consumo de energia.
Maior ou menor custo de produção.
A temperatura também é responsável pela eficácia dos processos de esterilização, tratamento térmico de metais, refino de aço e conservação de alimentos, entre outas diversas atuações. Por tal razão é necessário escolher corretamente o aparelho adequado para a medição da temperatura.
2 - Medidores de Temperatura
É extremamente importante manter o controle e o monitoramento da temperatura em um processo, já que praticamente todo o processo industrial esta sobre o efeito dessa grandeza. Há sensores de temperaturas que tornam possíveis as medições de níveis diferentes da energia térmica.
O maior objetivo da monitoração de variáveis e controle em processos industriais é obter produtos de alta qualidade, com melhores condições de rendimento e segurança, e com baixos custos de produção.
Os medidores de temperaturas utilizados hoje no mercado industrial permite observar a temperatura do processo com relativa rapidez e economia. Esses medidores são aplicados de acordo com a necessidade e exigência do controle de temperatura de cada caso.
Os principais medidores de