Trabalho de Terminologia da área da saúde
Prefixo – A = negação; afastamento de; não.
Sufixo – cefal = indica relação com a cabeça.
Adenofaringite – É uma inflamação das tonsilas (amígdalas) e da membrana mucosa da faringe, que pode ter diversas origens, como uma infecção por estreptococos ou uma infecção viral. Quando bacteriana, poderá haver uma inflamação das tonsilas e a formação de placas de pus nas mesmas. A tonsilite bacteriana é tratada mais comumente com antibióticos. A tonsilite viral, não requer tratamento. Apenas o tratamento sintomático basta, pois ela tem um ciclo natural e se cura “sozinha”.
Prefixo – Adeno = indica relação com uma glândula ou com um gânglio linfático.
Prefixo – faring = tubo musculomembranoso que se estende da base do crânio ao esôfago.
Sufixo – ite = designa as doenças inflamatórias.
Aeróbio – Diz-se de seres que necessitam obrigatoriamente de oxigênio livre para sobreviver, possuindo assim, uma respiração aeróbia que requer a presença da organela chamada mitocôndria, a qual desempenha as funções de respiração celular e de produção de energia para todas as atividades celulares.
Prefixo – Aero = indica relação com o ar ou com o gás.
Sufixo – bio = indica relação com a vida.
Antibiose – Também identificado como amensalismo, é o fenômeno de antagonismos, resultantes de relações desarmônicas, em diversos micro-organismos vivos, os quais, pelas substâncias que elaboram, secretam ou expelem, são capazes de inibir ou impedir o crescimento de outros micro-organismos. O caso mais conhecido é dos antibióticos, que, produzidos por fungos, impedem a