sociedade de informação
- Definir “sociedade de informação”
- Distinguir informação de conhecimento
- Problematizar o impacto da sociedade da informação na vida quotidiana – vantagens e riscos
- Debruçar a atenção e desenvolvimento nos subtemas:
Educação na sociedade de informação
O excesso de informação
Segurança e privacidade na sociedade de informação
introdução
Num mundo altamente informatizado e com um imenso dinamismo tecnológico, a circulação da informação ocorre a alta velocidade, percorrendo o mundo no espaço de tempo de segundos. Já com dimensões inimagináveis, a sociedade de informação encontra-se num patamar nunca antes atingido, e que tende a elevar-se de dia para dia.
Perante o impacto que exerce nos dias de hoje, consideramos importante explorar este tema. É indispensável, em primeiro plano, esmiuçar o que é, afinal, a sociedade da informação.
Tencionamos também, posteriormente, relacionar e equacionar as vantagens desta informação em larga escala e as suas consequências negativas. É fundamental uma reflexão cuidada e consciente, com um espírito crítico apurado, para avaliar e contrabalançar todos os aspectos desta nossa sociedade de informação.
A sociedade de informação
Definição – O que é sociedade de informação?
Podemos interpretar a expressão “sociedade de informação” através de dois pontos de vista diferentes. Há quem assuma que esta expressão é uma metáfora em si e que se refere à sociedade que tem ao seu dispor as novidades tecnológicas, informáticas e digitais. No entanto, há quem veja o seu significado no seu sentido lato e, deste modo, entende como sociedade de informação o esforço, a dedicação da sociedade se organizar de modo a que seja possível a todo o momento o cidadão ter a possibilidade de aceder e também partilhar informações nas mais vastas áreas da sua actividade (ex. economia, saúde, ensino, etc.)
Resumindo, a sociedade de informação consiste na