TRABALHO DE TEORIA DAS ORGANIZA ES
ALUNO: Crysthian Jhones Ferreira Barbosa
Considerações sobre a validade / viabilidade da teoria: A Teoria Neoclássica pode conhecida por algumas características como; A ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa e não absoluta dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo. Um ponto fundamental da Teoria Neoclássica que pode defini lá é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, os aspectos técnicos e específicos de seu trabalho.
A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador: O Planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo.
CAP 8 DECORRÊNCIA DA TEORIA NEOCLÁSSICA: TIPOS DE ORGANIZAÇÃO:
Conceito: A organização consiste em um conjunto de posições funcionais hierárquicas orientados para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços.
Descrição: Cinco são as características básicas: - divisão do trabalho; - especialização; - hierarquia; - distribuição de autoridade e responsabilidade; - racionalidade da organização formal.
Essas características mudam de acordo com as organizações, que podem ser de três tipos: linear, funcional, e linha staff, cada uma apresenta vantagens e desvantagens.
* Linear: É a estrutura mais simples e antiga. Sua denomina deve-se ao fato de que, entre escalão e os subordinados, existe apenas linha direta de autoridade.
*Funcional: Embora nos permita, com evidente vantagem, o uso das especializações e de métodos de produção mais eficientes, a organização de tipo funcional torna muito difícil o controle disciplinar e a cooperação das diversas funções em virtude da pluralidade de comando.
* Linha staff: Consiste no tipo linear acrescido de um órgão de assessoria (ou staff) cuja função é opinativa, orientadora ou de