Trabalho de teologia
Quem se põe a escrever de Deus no final do século XX, enfrenta duas dificuldades, uma qual será o texto? A igreja não definiu claramente um dogma claro sobre este assunto, Porem no ensinamento da igreja, se pressupõem que Deus é conhecido, por não termos um só pensamento fechado sobre o assunto, encontramos diversas opiniões cristãs individuais.
A segunda dificuldade é de ordem contextual, falar do conhecimento de Deus de modo convincente é tão difícil que o esforço parece não valer a pena, se quisermos distinguir claramente a fé cristã em Deus das outras precisamos definir algo que não pode ser definido, porem precisamos minimamente informar o que conhecemos dele , como compreendemos nossa posse nossa confiança, falar do conhecimento de Deus é antes de mais nada falar do relacionamento dele e a humanidade, falar dos seres humanos em seu conhecimento de Deus é falar deles em sentido amplo.
Logo para falar de Deus é muito mais do que falar de religião , Deus não é beneficiário de nosso ritual, e sim o benfeitor, mas pode Deus ser conhecido tão amplamente? Esta pergunta nos leva exatamente onde queremos chegar.
Capitulo 1 .
A realidade e revelação de Deus. – Ele é conhecido , porque , na criação e na redenção, sua vontade e ação de abençoar o revelam para humanidade, como fundamento e alvo do mundo.
Auto revelação de Deus, Ainda que para o crente a Fe e Deus estejam juntos, deve estar claro que a fé não cria nem escolhe Deus, para Charles Hartshorne. “ Deus é um nome que designa o ser singularmente bom, admirável, grande, que faz surgir adoração, uma supremacia categórica”. Conhecemos Deus por causa dele, por isso o autor de Efésios diz que ele nos abençoou “nas regiões celestiais” ,“nos escolheu antes da fundação do mundo” e na plenitude dos tempos unir em Cristo todas as coisas, tanto as do céu quanto as da terra. Ef 1.9 . Falar de relacionamento é falar de Deus, ele nos lembra um grande ensinamento cristão que é a