trabalho de teologia
JORGE INÁCIO BARROSO
LUIS FERNANDO G. DE LIMA MACHADO
MAELY AIRES
TAREK FERRAJ
VANESSA CRISTINA NAVES
1. INTRODUÇÃO
As religiões sempre fizeram parte da história do homem. Sociedades foram e continuam sendo formadas e estruturadas tendo como base a religião. Ela está extremamente ligada a nossa cultura, nossas relações com outros indivíduos, nossas ideias e conceitos e o nosso modo de viver.
Muitas religiões surgiram como ramificação de outras religiões, introduzindo novos conceitos, práticas e rituais que ganham milhões de adeptos. Geralmente se baseiam nas grandes religiões predominantes no mundo. Suas origens se enraízam nas doutrinas da religião segmentada, em geral seus fundadores são ex-adeptos da religião mãe. O Santo Daime nasce como uma prática que utiliza crenças cristãs apoiadas no chá ayahuasca, fundada.
Nesse trabalho abordaremos sobre a religião do Santo Daime, uma religião nascida no Brasil e que está se espalhando pelo mundo. Vamos abordar o surgimento, crescimento, ritual e hierofanias, os conceitos e o grande símbolo da religião: o chá do Santo Daime.
2. O SANTO DAIME
2.1 Origem O movimento religioso do Santo Daime começou no interior da floresta amazônica, nas primeiras décadas do século XX, com o neto de escravos Raimundo Irineu Serra, conhecido como Mestre Irineu. Ele teria recebido a revelação de uma doutrina de cunho cristão, a partir da bebida Ayahuasca (vinho das almas), conhecida por Santo Daime pelos praticantes da religião.
2.2 Raimundo Irineu Serra e Padrinho Sebastião
Figura 1: Raimundo Irineu Serra, Mestre Irineu.
Em 15 de dezembro de 1892, nascia em São Vicente de Férrer, no Maranhão, o menino que chamaria-se Raimundo Irineu Serra. Seus pais, Sanches Serra e Joana Assunção Serra, eram oriundos de família humilde, descendentes de escravos que viviam do trabalho de cultivo da terra.
Deixou sua terra natal aos 15 anos de idade, passando por