trabalho de tecnologia
Matéria: Tecnologia da Construção
Professores: Diego e Priscila
Alunas: Fernanda Pardo e Larissa Simões -2°A
CONCEITO: São estruturas formadas por associação de peças metálicas ligadas entre si, por meio de conectores ou solda. Estas peças têm suas seções transversais limitadas em função da capacidade dos laminadores e dos seus comprimentos limitados em função dos transportes disponíveis. Conectores mais usados -> parafusos (uma vez que os rebites estão cada vez mais em desuso.). Sua utilização foi a partir de 1750.
PERFIS: Denomina-se perfil estrutural à barra obtida por diversos processos e que apresenta a forma da seção com determinadas características geométricas que o qualifica para absorver determinados esforços.
I. Perfil Laminado -> é aquele obtido a partir da laminação dos tarugos. Suas dimensões são padronizadas e limitadas. Normalmente utilizado em obras de porte médio. Principais são os cantoneira, U, I e H.
II. Perfil de Chapa Dobrada -> é obtido pelo dobramento de chapas a frio. Exigem cuidados especiais para manter sua beleza. Para coberturas esse tipo de perfil mostra-se bem econômico. Os principais são os de cantoneira e U.
III. Perfil de Chapas Soldadas -> este é obtido pela soldagem de chapas entre si. Permite grande variedade de forma e dimensão das seções. Com o seu preço mais elevado este perfil é mais utilizado em obras de médio e grande porte.
IV. Perfil Calandrado -> os perfis estruturais podem ser submetidos (quando necessário) a encurvamento em relação a ambos os eixos, processo que recebe o nome de calandragem, assim esse processo aumenta bastante o custo do perfil.
USOS: Podendo ser usado em -> construção de casas em geral, tubos, tubulões, bueiros, estacas, pontes, elevados, passarelas e viadutos, edifícios de residência e comercial. Além de janelas, portas, armários, forros, revestimentos, telhas e calhas, escadas, postes e entre tantos outros exemplos. Largamente usado na construção civil, o aço