trabalho de sustentabilidade
O Pavilhão EcoArk foi projetado pelo arquiteto Arthur Huang em Taiwan na cidade de Taipei, cidade que é considerada um ponto de referência para Green Buildings (Prédios Verdes).
objetivo do projeto: Aumentar o número de garrafas de plástico em materiais inovadores e construção sustentável;
Aumentar a conscientização sobre o meio ambiente e alterações climáticas;
O edifício tem três andares com anfiteatro, salão de exposições, e espaço para museu. Sua altura equivalente a um edifício de nove andares onde foram utilizadas 1,5 milhões de garrafas de material reciclado.
Primeiro foi desenhada as garrafas inspiradas na natureza, de forma que se encaixem com facilidade.
Logo se testa a resistência do plástico reciclado
Monta-se e avalia-se a estrutura.
O Polli-Brick é fixado em perfis metálicos e então preso à estrutura, onde toda a parte estrutural foi concebida com estrutura metálica. Essa estrutura pode ser desmontada e remontada em outro local, como um lego gigante.
Além da sua fachada reciclável, o prédio conta com um sistema de resfriamento que se baseia nas propriedades da direção do vento dominante que passa por uma cascata integrada no terreno e uma queda de água no ultimo pavimento, proveniente da recirculação de águas pluviais.
Ele é suficientemente forte para resistir a forças da natureza, incluindo fogo, terremotos e tufões, apesar de seu peso possuir a metade de um edifício convencional.
O revestimento montado por garrafas PETs contém isolamento térmico, condicionando o conforto bioclimático. Toda demanda energética provê de painéis fotovoltaicos que captam e reserva energia solar, que é convertida em energia elétrica, alimentando iluminação artificial proveniente de lâmpadas LEDs acopladas a garrafas PETs.
Além de já ser uma