Trabalho de sustentabilidade
É o modo usado para definir ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Está relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
O homem com a grande quantidade de riquezas que a natureza nos proporciona pode explorar dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
Assuntos como a agua, e atitudes voltadas para o seu consumo como controlando e evitando ao máximo o desperdício saberemos que para as gerações futuras este recurso será garantido. Reciclagem e cuidados no tratamento dos lixos para suas retiradas e para a sua utilização são atitudes que nos renderão além de rendas e empregos, saúde tanto para nós como para o nosso solo.
Um município será considerado sustentável quando houver parceria entre ele e as empresas para que haja ideias para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
Politicas de saneamento básicos, como tratamento dos esgotos e das águas, reciclagem e deterioramento dos resíduos sólidos em locais apropriados são outras pautas que um município sustentável não pode esquecer, porque estão diretamente ligados ao meio ambiente.
Incentivos para a produção e consumo de alimentos orgânicos também beneficiam o município, porque além de não trazerem riscos à natureza, tornam melhor à saúde das pessoas o que causaria a baixa nas internações por intoxicações alimentares em hospitais. Tendo uma manutenção também nos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) garantiremos uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
2-Aplicações de politica nacional do meio ambiente quanto ao planejamento ambiental
Com a edição da Lei nº 6.938/81 e com a resolução 237/97 o Brasil passou a ter numa