Trabalho de sociologia
Setembro-2015 Jaraguá do sul/SC
Raça, etnia e multiculturalismo: Preconceito, discriminação e segregação são conceitos diferentes. Cada termo refere-se às disputas de poder politico, territorial, institucional e simbólico. Cada tipo de preconceito é uma base para varias formas de discriminação e segregação, servem de base para a manutenção das desigualdades sociais. Refletir sociologicamente sobre esses conceitos é discutir criticamente a formação histórica, social, econômica e política.
Preconceitos
Os preconceitos são atitudes negativas sobre alguma pessoa ou cultura. A legislação considera isso um crime, mas na sociedade brasileira, o preconceito a diferentes aspectos sociais persiste. Para o antropólogo Kabengele Munanga, as classificações e diferenciações entre etnias resultam das interações entre pessoas e grupos sociais, são como mediadores das relações sociais. Há casos que o preconceito é imperceptível até para a própria vítima, quando ela não percebe uma atitude como preconceituosa.
Discriminação
Discriminar é estabelecer algum tipo de distinção que, generalizada contra determinado grupo ou indivíduo no convívio social. A discriminação pode ser direta e visível, passível de reprovação imediata, e também pode ocorrer de maneira indireta e sutil. Ex: As mulheres sofrem discriminação no mercado de trabalho, às vezes, são impedidas de algum posto de trabalho ou cargos em empresas. Socialmente, essas discriminações são justificadas