Trabalho de Sociologia
Ensino Médio Politécnico
Sociologia
A Metamorfose
Nome: Lucas Antonio Grzeça
Professor: Eduardo Ortiz
Turma: 14M
Bento Gonçalves, maio de 2015
Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883, em Praga, cidade que na época pertencia à monarquia austro-húngara. Filho de um abastado comerciante judeu, Kafka cresce sob as influências de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã.
As histórias dos seus livros são muito interessantes pois ele fala muito de brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas. Então da pra se ter uma ideia de que os livros dele eram bem “agressivos”.
Pelo resto de sua vida, reclamou do pouco tempo que tinha para dedicar-se ao que chegaria a chamar de “seu chamado”. Arrependeu-se de ter tido que dedicar tanto tempo ao seu “ganha pão”. Kafka preferia comunicar-se através de cartas; escreveu centenas de cartas para sua família e amigas próximas, incluindo seu pai, sua noiva Felice Bauer e sua irmã mais nova, Ottla Kafka. Tinha uma relação complicada e turbulenta com seu pai, o que teve uma grande influência sobre sua escrita.
Suas três irmãs morreram na época do holocausto, na segunda guerra mundial, com tudo isso da pra se ver que na vida dele tudo era bem complicado “sofrido”.
Kafka temia que as pessoas achassem-no repulsivo física e mentalmente. No entanto, aqueles que conheciam-no percebiam que ele possuía um comportamento quieto e agradável, uma inteligência óbvia e um senso de humor seco; também achavam-no juvenilmente bonito, apesar de sua aparência austera
O livro A Metamorfose conta a história de um homem chamado Gregor que era um caixeiro viajante que um dia “incrivelmente” vira um inseto gigante, mais precisamente uma barata.
A vida dele antes disso era normal vivia com a família, e após esse acontecimento ficou tudo muito diferente “estranho” mas ele podia contar