trabalho de sociologia
O DIREITO A DIFERENÇA CULTURAL E A IGUALDADE ECONÔMICA
Vila do Riacho – 15 de Agosto de 2015.
E.E.E.F.M “ERMENTINA LEAL”
Vânia, Raiza e Gean
3°1
O DIREITO A DIFERENÇA CULTURAL E A IGUALDADE ECONÔMICA
Vila do Riacho – 15 de Agosto de 2015.
Introdução
Venho por meio deste trabalho, documentar O direito a diferença cultural e a igualdade econômica.
Abordarei sobre a diferença entre Cultura e Igualdade Econômica, abrangendo sucintamente o conteúdo como um todo, a fim de que seja de fácil compreensão.
Citarei também a questão social no Brasil vista do ângulo de sua vinculação com a democracia e os direitos dela decorrentes, com ênfase nos direitos econômicos e sociais, entendidos como direitos humanos fundamentais.
Espero que esta pesquisa seja de grande proveito intelectual, já que buscarei trazer de forma rápida os conceitos principais sobre o tema proposto.
O direito a diferença Cultural e a Igualdade Econômica
A Constituição brasileira vigente, dita “Cidadã” e promulgada após intensa participação popular, estabelece como objetivos da República: “construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art.3º). Como fundamentos do Estado democrático de Direito o texto constitucional afirma a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. Os direitos sociais incluem educação, saúde, moradia, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados (art.6º).
Os direitos dos trabalhadores especificam conquistas sociais que em nada ficam a dever às democracias populares socialistas e as democracias progressistas do