Trabalho De Sociologia
Disciplina: Sociologia Turma: TCI2
Professora: Débora
Aluno (a): Renata Pillar Cruvinel Lisboa
Data de entrega: 02/06/2015 Valor: 7,0 pontos
Atividade – PG. 124 a 127
Monitorando a aprendizagem
1. Para Max Weber e Georg Simmel, a Ciência Social deveria se afastar da esfera moral e política, já para Émile Durkheim e Karl Marx, cabia a ela produzir um tipo de conhecimento capaz de conduzir os homens a uma vida melhor e uma sociedade mais justa. Marx defendeu intensamente o papel político da ciência através da sua concepção de luta de classes. Além de propor uma teoria sobre a transformação das sociedades, convocou as pessoas, e especialmente a classe trabalhadora, a ser agentes da história. Então, Marx acreditava que, embora na sociedade possa haver várias classes sociais, o principal conflito social sempre se origina da oposição entre as classes dominantes e as dominadas. Temos assim, em Marx, o encontro da ciência com a política.
2.
A) Para Marx e Engels, quando surgiu a ideia de propriedade privada e dos meios de produção, a sociedade começou a ser desmembrada em classes, ocasiando em uma consequente desigualdade social, onde uns teriam mais que outros configurando em uma relação de “quem manda” e “quem obedece”, uma vez que, na concepção desses sociólogos, não é possível que as pessoas escolham sua classe social. Para eles existiam duas classes, a dos donos dos meios de produção e a dos vendedores de força, basicamente uma relação de homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestres e companheiros, e então, opressores e oprimidos.
B) Burguesia e proletariado.
3.
A) Para Marx, a burguesia exerce papel revolucionário e inovador na sociedade, uma vez que ela destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Ela é definitivamente o maior motor de mudanças que já existiu em nossa sociedade, pois vive de mudanças. Se antes a obtenção de lucro e acúmulo de bens tinha o objetivo de trazer o homem para mais perto de Deus, isso