Trabalho De Sociologia
Carlos Rodrigues Brandão inicia o primeiro capitulo Educação? Educações: aprender com o índio, dizendo que ninguém escapa da educação. Ela está em todos os lugares seja em casa, rua ou escola, para ensinar, para aprender. A educação depende da cultura do povo tem como exemplo a carta escrita por um índio, que queriam que os índios tivessem a mesma educação dos brancos, diziam e agradeciam de todo coração, mas educação dos brancos não servia de nada para índios que viviam em tribos, e contrapartida os índios oferecem educação para brancos, mostrando que não havia um modelo de educação exclusivo para um povo.
No segundo capitulo Quando a escola é aldeia trata que a educação existe em lugares em que não há escola, transmissão de conhecimento é feita de geração pra geração, antropólogos tiveram um olhar da relação que nativos tinham entre si ensinando valores a gerações novas não utilizavam a palavra educação para passar conhecimento, mais sim de um simples ritual de passagem, aqueles que sabiam ensinava quem não sabia, imitava os mais velhos, faziam com objetivo de formar jovens para assumir funções na tribo.
Então surge a escola menciona o surgimento da escola, consequências para a educação, começa com a concepção que educação é ensino, a escola se torna lugar pra transmissão de conhecimento nascendo à pedagogia, professor, desigualdade na educação, passa a ser transmitida por sexo, idade e classes sociais.
No quarto capitulo Brandão continua a explorar a luta de classes, relação com a educação, à educação grega, com mestre-escola, artesões-professores um lado escravos, pedagogos educadores nobres de outro, o autor enfatiza o papel do pedagogo, ou escravo pedagogo cuidador de crianças na Grécia, responsáveis pelo inicio da educação das crianças na Grécia.
No quinto capitulo ‘’A educação que Roma fez’’ faz uma comparação entre a educação grega e romana falando que os primeiros latinos eram camponeses, viviam em comunidades as