TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Aluna: Ana Paula Trindade Marques
Turma: 1SSVA
Questões sobre o livro Um Toque de Clássicos
Belém-Pa
2015
1. Diga qual é a especificidade do objeto sociológico estabelecido por Durkheim?
A especificidade do objeto sociológico para Durkheim são os fatos sociais, estes consistiriam em maneiras de agir, pensar e de sentir exteriores do individuo, dotados de um poder de coerção sobre este mesmo individuo.
2. Explique o que Dukheim quer dizer ao afirmar que os fatos sociais devem ser considerados como “coisas”?
Pois são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores aos indivíduos, ou seja, ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
3. Explique as características das regras morais.
Segundo Durkheim, a moral é um sistema de regras ligado entre individuo e sociedade. Para ele, a moral começa quando se passa a ter uma vida coletiva, como no ambiente familiar, de trabalho, escolar, etc.
4. Explique o conceito estabelecido por Durkheim de solidariedade social.
A solidariedade segundo Durkheim é oriunda de dois tipos de consciência: a consciência coletiva (ou comum) e consciência individual. Cada indivíduo possui uma consciência individual que sofre influência da consciência coletiva, que nada mais é que a combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. A consciência coletiva seria responsável pela formação de nossos valores morais, e exerce uma pressão externa aos indivíduos no momento de suas escolhas. A soma da consciência individual com a consciência coletiva forma o ser social.
5. Em que tipo de sociedade se encontra a solidariedade mecânica. Justifique sua resposta.
Na sociedade primitiva, pois os indivíduos que a integravam compartilhavam dos mesmos valores sociais, tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários, á subsistência do grupo, essa correspondência de valores é que assegurava a coesão social.
6. Qual a função