trabalho de sociologia
O surgimento da Sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram colocaram problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. Os acontecimentos desencadeados pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa constituiu para a instalação definitiva da sociedade capitalista e da necessidade de compreender e interpretar esse movimento social é o que faz-se consolidar a investigação desses conflitos pelos indivíduos e pela sociedade, surgindo a Sociologia.
2 - O que são os fatos sociais para Durkheim? Explique.
Fatos sociais para Durkheim são fenômenos, ou fatores, ou forças que são "realidade exteriores ao indivíduo", e que são fenômenos que passam no interior da sociedade, que apresentam uma generalidade e algum interesse social. Para ele existem três modelos de fatos sociais, que são:
a coerção social: podem ser impostas aos indivíduos pelas sanções legais ( códigos e leis escritos pela própria sociedade); sanções espontâneas (castigos, punições) que os próprios grupos estabelecem internamente no ciclo de convivência; a educação: que tanto pode ser formal quanto informal, desde que tenha como objetivo a conformação do indivíduo diante das regras e valores impostos pela sociedade, para que tudo isto se traduza em hábitos e costumes; a generalidade: crenças, tendências práticas estabelecidas pelos grupos coletivamente.
3 – Existe diferença entre o pensamento de Durkheim e Weber? Por quê? Justifique sua resposta. Sim, Durkheim acreditava que era necessário estudar a vida social com objetividade, analisando de forma rigorosa e empírica. Criou o termo "fato social" para indicar fatores que são "realidades exteriores ao indivíduo" que podem afetar seu