Trabalho de sociologia e antropologia (Filme: meu nome é rádio)
Aqueliane Aguiar Soares
Trabalho de sociologia e antropologia (Filme: meu nome é rádio)
Belo Horizonte 2014
1) QUESTÕES PROPOSTAS
a) Segundo o positivismos, a sociedade funciona como um organismo vivo. Que trechos do filme demostra que esta afirmativa é verdadeira? Justifique sua resposta.
Posso citar a parte do jogo de futebol Americano, ali cria uma dependência entra as partes pois um depende do outro para seguir com o jogo, além também a dependência de James com o treinador Harold, pois ele foi uma peça fundamental para que James ingressasse na escola, fazendo assim com que o jovem se ingressasse também na sociedade. Pois para o jovem rádio conseguir se interagir é ingressar com a sociedade foi preciso o apoio das pessoas da cidade e de Harold, criando assim uma dependência.
b) Como a função de “desempenhar papeis” na escola interferiu na aceitação de rádio na sociedade?
Como rádio não era um aluno como os outros pois possuía uma deficiência, ele não exercia o mesmo papel que os outros estudantes nem as demais pessoas, pois possuía dificuldade para conversar é interagir com os demais grupos sociais, para a escola em primeiro momento, James jamais iria conseguir ser uma pessoa como qualquer outra, James era aceito por algumas pessoas mas era rejeitado por outras que fazia de tudo para que o mesmo fosse expulso da escola pois essas tinha preconceito. Para as mesmas ele não iria conseguir fazer o mesmo que os outros alunos, não deveria estudar pois não era confiável é nem podia ficar sozinho devido sua deficiência. Esse tipo de preconceito dificultou o aceitação de Rádio na sociedade; Devido que o