TRABALHO DE SOCIOLOGIA NOVA CLASSE M DIA
Classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoáveis, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados das classes superiores. A classe média surgiu como uma consequência da consolidação do capitalismo e não antes dele devido aos fatores de segmentação social em camadas, resultantes do desenvolvimento econômico; é um fenômeno típico da industrialização.
A nova classe média existente no país passou a existir juntamente com as medidas neoliberais aplicadas no Brasil. Neste sentido de classe média, devemos enxergar tal classe como sendo média ou baixa não com índices econômicos ou educacionais, mas sim onde tais classes se inserem no modo de produção. A classe alta e dominante seriam aqueles que detém os modos de produção, a classe média seriam aqueles membros da sociedade, que apesar de não deterem meios de produção, detém os seus meios de subsistência, que se inserem assim em um patamar intermediário social. A classe C seriam os proletários ou colarinhos azuis, que dependem muitas vezes de empregos para sua subsistência, e são mais afetados por uma noção de mobilidade social especialmente condicionada e caracterizada, por um aumento maior de consumo.
A nova classe média brasileira representa mais de 50% da população. 110 milhões de pessoas, de uma população total estimada há pouco pelo IBGE em 202 milhões de habitantes. O crescimento dela deve-se principalmente ao aumento na renda dos mais pobres. Esta numerosa classe costuma ser chamada por autoridades e analistas como “nova classe média”. Dividida da seguinte forma: É considerada de classe média (classe C) quando tem renda mensal entre R$ 1.064 e R$ 4.591. A elite econômica (classes A e B) tem renda