Trabalho De SO SoSim Processador
Atividade 1: a) Execute o simulador SO sim e configure-o para trabalhar com Escalonamento Circular: janela Console SO sim/ Opções / Parâmetros do Sistema na guia Processador
Atividade 1 : b) Crie dois processos com a mesma prioridade (um CPU-bound e outro I/O-bound): janela Gerência de Processos/ Criar – janela Criação de Processos / Criar.
Atividade 1 : b) Na janela Gerência de Processos, observe o tempo de processador de cada processo durante dois minutos e as mudanças de estado. Após esse período anote o tempo de processador de cada processo. Analise o balanceamento no uso do processador pelos dois processos.
Atividade 1: b) Na janela Gerência de Processos finalize os dois processos.
Atividade 1: b) Na janela Gerência de Processador, aumente a fatia de tempo movimentando a barra de Fatia de Tempo.
Atividade 1: b) Na janela Gerência de Processos, observe mais uma vez o tempo de processador de cada processo durante dois minutos e as mudanças de estado. Após esse período anote o tempo de processador de cada processo. Compare os tempos anotados nas duas e analise o resultado do balanceamento no uso do processador pelos dois processos. Identifique as causas da variação.
Atividade 1: c) Considere a concorrência, nesse tipo de escalonamento, com dois processos CPU-bound que não realizam operações de E/S. Qual o efeito da variação da fatia de tempo sobre o balanceamento no uso do processador?
Os dois usam de mesma forma a UCP, não há efeito algum. Percebe-se na analise, que quando aumenta a fatia de tempo os processos passam a mesma quantidade de tempo para a CPU. O tempo total da CPU é diferenciado devido os processos terem sido criados juntos. Caso a fatia de tempo seja aumentada quando um dos processos estejam sendo executados isso pode aumentar também o tempo total de CPU dos processos.
Atividade 2: Escalonamento Circular com Prioridades Estáticas I
Atividade 2: a) Execute o simulador SO sim e configure-o