trabalho de sistema esqueletico
Osteologia é o estudo dos ossos. Incluindo também o estudo das formações profundas ligadas ou relacionadas com os ossos, e com a junção dele forma-se o esqueleto. O esqueleto podendo ser definido por um conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar a estrutura óssea do corpo de animal e exercer várias funções.
Funções do esqueleto
Proteção (Para órgãos como coração, pulmão, e cérebro);
Sustentação e conformação do corpo humano;
Local de armazenamento de íons cálcio e fosfato (durante a gravidez a calcificação fetal é feita através de absorção desses íons);
Sistema de alavancas que ao serem movimentadas pelos músculos permite o deslocamento do corpo;
Local de produção de certas células do sangue.
Tipo de esqueletos
Pode-se apresentar como todas as peças ou ossos isolados inteiramente uns dos outros.
ESQUELETO ARTICULAR:
A união entre os ossos pode ser natural (feita pelo próprio ligamento e cartilagens dessecadas), artificial (ligação dos ossos por meio de peças metálicas), ou misto ( quando são usados os dois processos de interligação).
Divisão do esqueleto
Pode ser dividido em 2 grandes porções. Uma mediana, formando o eixo do corpo, composta pelos ossos da cabeça, pescoço e troco (tórax e abdômen) assim formando o esqueleto axial; esqueleto apendicular forma os membros; a cintura faz a união entre as duas porções:
Cintura escapular: constituída pela escápula e clavícula;
Cintura pélvica: constituída pelos ossos do quadril.
fig.1 Fig.2 Fig.3 Fig.4
Numero de ossos
Na idade adulta , onde o desenvolvimento orgânico se considera completo, o numero de ossos é de 206, mas varia pelos seguinte :
a) FATORES ETÁRIOS: conforme o aumento da idade há uma diminuição de ossos. Ocorre por conta de certos ossos no recém-nascido, são formados de partes ósseas que se soltam durante o desenvolvimento do indivíduo pra construir um único osso. O osso frotal é formado por duas porções, separados pelo