trabalho de segurança
Osasco
2012
Segurança em Dispositivos Móveis
Trabalho da disciplina de Segurança e Auditoria de Sistemas
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do
Osasco
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Parece que faz apenas alguns anos que a Internet mudou completamente a forma como fazemos negócios e já estamos vendo novas mudanças, agora com dispositivos móveis como o catalisador das mesmas. Antes proibidos pela maior parte da área de TI, os smartphones estão sendo usados atualmente por centenas de milhões de profissionais em todo o mundo para acessar informações corporativas e estar em atividade no atual universo de negócios. A Symantec encomendou a Pesquisa 2012 sobre a Situação da Mobilidade para avaliar como as empresas estão lidando com essa tendência. O estudo incluiu 6.275 organizações — de pequenas a grandes empresas — em 43 países, sendo 14 na América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia e México.
A pesquisa mostra que chegamos a um ponto de inflexão no uso dos dispositivos móveis nos negócios. A maioria das organizações está tornando disponíveis suas aplicações de negócios. Elas também estão desenvolvendo aplicativos personalizados e até mesmo têm planos de criar "app stores", lojas corporativas para que os funcionários façam o download de softwares aprovados. Tudo isso tem por objetivo aumentar a agilidade nos negócios. As empresas querem elevar a eficiência e melhorar a eficácia do ambiente de trabalho bem como realizar as tarefas mais rapidamente, e a mobilidade lhes oferece a chance de fazer isso.
No entanto, há um preço. As organizações estão conscientes dos potenciais perigos que a mobilidade pode oferecer e a classifica como o mais alto risco entre as iniciativas de TI. Também estão preocupadas com a perda de dispositivos e de dados e