Trabalho De Seguran A De Redes 21 01 14
ENCAPSULAMENTO DE DADOS NO TCP-IP ETHERNET
Guilherme Lúcio Batista
Tiago Maciel Marques
Disciplina: Segurança de Redes
CRUZEIRO-SP
2014
Introdução
Atualmente o Protocolo TCP/IP e o protocolo mais utilizado, um protocolo nada mais e que uma linguagem usada para permitir que computadores se comuniquem.
História do TCP/IP
Em 1969 Advanced Research Project Agency (ARPA) financia a pesquisa e o desenvolvimento de uma rede experimental de comutação de pacotes (ARPANET). No Principio o objetivo era estudar técnicas para implementar sistemas de comunicação de dados robustos e independentes de fornecedores, a ARPA foi tão bem sucedida que várias organizações ligadas à rede passaram a usá-la cotidianamente.
Em 1975 ARPANET deixa o caráter experimental, transformando-se em uma rede operacional, quando a Defense Communications Agency (DCA) assume o seu controle.
Os protocolos TCP/IP foram desenvolvidos como padrões militares.Todos os hosts na rede tiveram que se converter para os novos protocolos, a DARPA financiou a implementação do TCP/IP na versão Berkley (BSD) Unix.
Por volta de 1983 - ARPANET divide-se em MILNET e uma nova (e menor) ARPANET.
1985 - A National Science Foundation (NSF) cria a NSFNet e a conecta a Internet.
1987 - NSF cria um novo e mais rápido backbone e uma topologia em três camadas que incluem o backbone, redes regionais e redes locais.
1990 - ARPANET encerra suas atividades.
1995 - NSFNet deixa de ser o principal backbone da Internet.
Camadas dos modelos OSI e TCP/IP
Introdução à Arquitetura TCP/IP
O protocolo TCP/IP não na verdade um protoclo e sim um conjunto de protocolos, seu nome faz referencia a dois protocolos diferentes, Transmission Control Protocol, e o Internet Protocol.
Basicamente o protocolo TCP/IP se divide em quatro camadas: camada de Rede, Internet, Trasporte e a camada de Aplicação.
Camada de aplicação
Ela contém todos os protocolos de nível mais alto, dentre