Influencia Das Massas De Ar No Clima
Dessa forma, para compreender melhor o estudo dos climas do Brasil é fundamental observar primeiro a caracterização e a dinâmica das massas de ar que atuam em nosso território pois são estas porções da atmosfera com características próprias de temperatura, umidade.
Veja:
•mEc– Massa Equatorial Continental – quente e úmida (devido à floresta e hidrografia amazônica)
•mEa– Massa Equatorial Atlântica – quente e úmida
•mTc–Massa Tropical Continental – quente e seca
•mTa– Massa Tropical Atlântica – quente e úmida
•mPa– Massa Polar Atlântica – fria e úmida
Assim como ocorre com o relevo brasileiro, o clima brasileiro é classificado de diversas formas. Utilizaremos a classificação proposta pelo pesquisador americano Arthur Strahler, autor tido como referência em climatologia no mundo inteiro.
A classificação de Arthur Strahler baseia-se nas áreas da superfície terrestre, controladas ou dominadas pelas massas de ar citadas a cima, Strahler, dividiu então o território brasileiro em cinco grandes porções que recebe a influência dessas cinco grandes massas de ar, predominando para cada uma dessas cinco áreas um desses cinco tipos climáticos.
De acordo com as principais característica dessas cinco massas de ar, teremos cinco grandes domínios climáticos brasileiros,a saber:
Vejamos os mapas abaixo:
Dessa forma, o território brasileiro recebe a influência de cinco grandes massas de ar.
- Clima Equatorial Úmido (convergência de alísios)
Característica:
Encontrado em quase toda a Regiõa Norte e numa pequena parte do centro-Oeste. Apresenta temperaturas elevadas e chuvas abundantes,