Trabalho de Saneamento
O sistema de aterro sanitário precisa ser associado à coleta seletiva de lixo e à reciclagem, o que permitirá que sua vida útil seja bastante prolongada. As áreas destinadas para implantação de aterros têm uma vida útil limitada e novas áreas são cada vez mais difíceis de serem encontradas próximas aos centros urbanos. Devido a suas desvantagens, a instalação de Aterros Sanitários deve planejada sempre associada à implantação da coletiva seletiva e de uma indústria de reciclagem, que ganha cada vez mais força.
GABARITO DA QUESTÃO 2)
Sob o aspecto sanitário, o destino adequado dos dejetos humanos visa à “prevenção de doenças”, evitar a poluição do solo e dos mananciais de abastecimento de água; proporcionar a promoção de novos hábitos higiênicos na população e promover o conforto. Já em relação ao aspecto econômico, a ocorrência de doenças, ocasionadas pela falta adequadas de destino de dejetos, podem levar o homem a inatividade ou reduzir sua potencialidade para o trabalho. Assim sendo, visa os seguintes aspectos: aumento da vida média do homem, pela redução da mortalidade; diminuição das despesas com o tratamento de doenças; redução do custo do tratamento da água de abastecimento e entre outros.
GABARITO DA QUESTÃO 4)
“Poluição Pontual”: É quando o lançamento da carga poluidora é feito de forma concentrada, em determinado local, onde o foco de poluição é facilmente identificável, como no caso de águas residuais e industriais. Exemplos: Tubulações de esgotos domésticos e industriais; lixões e cemitérios. / “Poluição Difusa” É quando o lançamento da carga poluidora é feito de maneira dispersa; não se determinando um local específico de introdução, onde o foco de poluição não é propriamente definido, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrícolas e águas pluviais. Exemplos: Plantações e chuvas ácidas; erosões de margens de rios.
GABARITO DA QUESTÃO 5)
Pesticidas e detergentes, são lançados