Trabalho de Saneamento
Gabriela Effting
Marina Lapa Viana
Trabalho de Saneamento
Tubarão, Maio 2014
Gabriela Effting
Marina Lapa Viana
Estações de Tratamento de Esgoto, Captação e Estação de Tratamento de Água
Trabalho apresentado por Gabriela Effting e Marina Lapa Viana com o tema Estações de Tratamento de Esgoto, Captação e Estação de Tratamento de Água, através da matéria de Saneamento, sob a orientação da professora Madelon Peters.
Tubarão, Maio 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
As captações constituem uma parte fundamental dos sistemas de abastecimento de água necessária a qualquer tipo de utilização recolhendo a água na natureza (origem), tal qual ela existe, de acordo com as necessidades. O tipo de obra a considerar depende, basicamente, da situação em que a água se encontra no ciclo hidrológico e dos caudais requeridos. Excluindo-se situações especiais, as captações são efetuadas em mantos freáticos, mantos artesianos, rios, lagos e albufeiras.
Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população.
A captação da água bruta é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento. Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.
1. CAPTAÇÃO DE ÁGUA
O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos). Efetivamente essas fontes não estão sempre separadas. Em seu deslocamento pela crosta terrestre a água que em determinado local é superficial pode ser subterrânea em uma próxima etapa e até