TRABALHO DE SAMBA4
INTRODUÇÃO:
O SAMBA é um servidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System), equivalentes a implementação NetBEUI no Windows. O SAMBA é uma das soluções em ambiente UNIX capaz de interligar redes heterogênea.
Na lógica da rede Windows o NetBEUI é o protocolo e o NETBIOS define a forma com que os dados são transportados. Não é correto dizer que o NetBIOS é o protocolo, como muitos fazem.
Com o SAMBA, é possível construir domínios completos, fazer controle de acesso a nível de usuário, compartilhamento, montar um servidor WINS, servidor de domínio, impressão, etc. Na maioria dos casos o controle de acesso e exibição de diretórios no samba é mais minucioso e personalizável que no próprio Windows.
O Samba 4 pode substituir um controlador de domínio AD, e é compatível com SMB 3.0 e SMB 2.1. Os cliente podem ser Windows XP, Windows 7 e novo Windows 8. Para isso o samba traz consigo um servidor DNS, Kerberos, Ldap todos modificados para funcionarem integrados com o Samba.
VANTAGENS:
• Permite compatibilidade com estações Windows (de WfW a 2000) e servidores WinNT 4.0 e 2000. Entre servidores e estações Linux (com Interface Gráfica por exemplo) a compatibilidade é total.
• O SAMBA é 100% configurável, com a grande vantagem de centralizar esta configuração em um único arquivo, o smb.conf. Sem dúvida é muito interessante ter a possibilidade de restaurar toda a configuração que disponibiliza seu Servidor de Arquivos (inclusive as permissoes de acesso) através do backup de apenas 1 arquivo, em casos de desastre. Porém isso não quer dizer que não seja necessário o backup de outros arquivos de configuração... :) • Todo o SAMBA pode ser configurado remotamente através de acesso seguro, além do recebimento por email de informações do estado do servidor (bastando utilizar um script