trabalho de rita
Os frades da Ordem dos Capuchinhos da Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí, fundaram o Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA, para estabelecimentos de educação que pertencem à pessoa jurídica da Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí, com a finalidade de responder às exigências do marco regulatório da política pública de educação. O Colégio São Francisco, em Juazeiro do Norte-CE. A seguir, uma breve histórica da atuação destas instituições no campo educacional.
O Colégio São Francisco de Assis teve sua fundação iniciada em 1946, na cidade de Juazeiro do Norte-CE com a denominação Ginásio São Francisco, tendo como fundadores Frei Jesualdo Lazari de Cologno e Frei Mirocles de Solzago. Em 1954, começou a funcionar de forma simples já com 780 alunos, oferecendo curso primário, alfabetização de adultos, corte e costura, e datilografia. Foi inaugurada em 1962. Em 1998, foi construída, em anexo, uma pequena quadra de esportes coberta.
A gestão da instituição coube ao Frei Juarez Donato da Silva, seguida por outros frades que por ela passaram. Hoje, o Colégio São Francisco de Assis é administrado por Frei Francisco da Cruz de Oliveira.
Atualmente, o diretor Frei Oliveira, foi construindo o novo rosto para o Colégio São Francisco de Assis, sempre considerando sua natureza de escola católica e franciscana, primando pela qualidade de ensino. Realizou melhoria na estrutura física do prédio, desenvolvendo um projeto pedagógico mais arrojado para fazer frente aos novos desafios da educação.
Um costume bem interessante no Colégio São Francisco de Assis é se reunir no pátio antes de começar aula para