Trabalho de refrigeração
Exercícios: 12-12 pag. 275;
Condensadores
1) Na formula do DMLT que relaciona a temperatura do refrigerante e o fluido de resfriamento, para a condensação a fórmula não poderia ser usada, pois não é constante a temperatura durante o processo. Ela pode ser usada por o coeficiente de transferência de calor é menor no inicio (desuperaquecimento) e assim esses dois erros são compensados.
2) Geralmente o sistema com compressor hermético tem de ter um condensador que retire mais calor, pois o calor é transferido ao fluido no processo de compressão. Os compressores aberto transferem menos calor nessas condições.
3) O condensador a água é preferível ao condensador a ar nas aplicações em que a distância entre o compressor e o local onde o calor é dissipado é grande. É melhor transportar água do que refrigerante para grandes distancias.
4) O gráfico de Wilson serve para determinar os coeficiente individuais de troca de calor de um condensador. Uma série de testes são feitos e os valores de U são encontrados em função da vazão de água de refrigeração. No gráfico de Wilson, a intersecção com a ordenada significa que 1/V é igual a 0, sendo V infinito. O gráfico é uma reta com ordenada igual a 1/Ue e abscissa igual a 1/V (vazão).
5) A eficiencia da aleta é a razão entre o calor real trocado e o calor transferido caso a temperatura da base da aleta é igual a toda a aleta.
6) Caso o ar ou gás não condensável entra no sistema de refigeração, acontece duas coisas: - A pressão total no condensador se elevará, o que implica uma maior potência necessária ao compressor. A pressão de condensação é aumentada para um valor maior que a pressão de saturação do refrigerante, e esta diferença é igual a pressão parcial dos gases não condensáveis.
- Os gases não condensáveis se aderem nas paredes do tubo do condensador. Isso provoca a redução da área disponível à condensação, o que também provoca um aumento da pressão de condensação.
7) Purga é o processo para