Métodos e técnicas de alfabetização.
JUNAINA JÚLIA RODRIGUES PRUDENTE
Resumo
Este trabalho pretende descrever os principais conceitos dos diversos métodos e técnicas empregados no processo de alfabetização, de jovens e adultos, o qual será baseado em leituras através de revisão bibliográfica com o objetivo de apresentar propostas para auxiliar na melhoria da aprendizagem com sugestões de aperfeiçoamento que levem em conta a realidade e a necessidade do jovem e do adulto.
Palavras- chave: Métodos. Técnicas. Alfabetização. Jovens. Adultos
1. Introdução
Toda escola trabalha com um planejamento de suas ações conhecido como projeto político pedagógico. Em linguagem, essa construção pressupõe o ensino da leitura e da escrita. As Diretrizes Curriculares do Ensino Básico exigem que os municípios ofereçam a modalidade de Ensino Fundamental inclusive para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de cursar a alfabetização na idade própria.
Os Parâmetros Nacionais Curriculares do Ensino Médio (PCNEM) têm como objetivo fazer a reforma dos conteúdos curriculares e orientar os professores para a busca de novas abordagens metodológicas também para a alfabetização de jovens e adultos.
Para garantir que o ensino fosse democratizado, o governo elaborou algumas propostas como: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), visando incentivá-los a estudar cada vez mias. Desse modo, a educação pública passa ser o principal interesse do governo frente a uma educação de qualidade que repercute na criação de novos projetos de alfabetização.
O estudo do texto tem como objetivo preparar o jovem e o adulto para participar de uma sociedade complexa como a atual que requer aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida, ou seja, relatar ou reportar idéias de outrem, informar, defender opinião ou provocar polêmica. Ainda assim, apresentar algumas propostas para melhorar a aprendizagem