TRABALHO DE RADIOTERAPIA
PROCEDIMENTOS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM RADIOLOGIA
MANAUS
JULHO DE 2014
MARIA NILDA
RAFAEL TAVARES
PROCEDIMENTOS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM RADIOLOGIA
Professora: Sandra Salete
MANAUS
JULHO DE 2014
1. INTRODUÇÃO
Em 1895, Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os Raios-X, percebendo então que esta radiação conseguia atravessar grande parte de substâncias e tecidos humanos, exceto ossos e objetos metálicos. Essa descoberta se espalhou pelo mundo da Ciência, e com a tecnologia o trabalho de Roentgen evoluiu tornando-se a Radiologia.
Com a evolução cientifica, além dos Raios-X houve também a necessidade da utilização de substâncias químicas, chamadas meios de contraste, para a melhor visualização das estruturas anatômicas, pois alguns órgãos possuem densidades semelhantes, dificultando sua visualização, portanto, os meios de contrates atuam pacificando o interior dos órgãos para facilitar a visibilidade do Raio-X, também sendo utilizados constantemente em exames de diagnóstico por imagem. Por outro lado estas substâncias podem causar algumas reações adversas, dentre elas, náuseas, cefaléia, taquicardia, bradicardia, dispnéia, edema laríngeo, parada cardiorespiratória, convulsões, entre outros.
Para administração desses meios de contraste é necessário a assistência de uma equipe de enfermagem especializada para atuar na realização do procedimento prático de aplicação da substância e em possíveis complicações. Esta especialização está relacionada ao cuidado do usuário submetido a procedimentos diagnósticos e terapêuticos nos Serviços de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Portanto, neste trabalho serão detalhadas as áreas de maior demanda de procedimentos envolvendo diretamente os profissionais de enfermagem, fazendo parte assim de um setor multiprofissional. Desta maneira é de fundamental relevância o aprofundamento de estudos