trabalho de quimica fisiologica
Cada transaminase é específica para um par de aminoácidos.
A TGO, transaminase glutâmico oxalacética (ou AST, aspartato amino-transferase) catalisa a seguinte reacção:
TGO
Ácido aspártico + Ácido α-cetoglutárico → Ácido oxalacético + Ácido glutâmico
A TGP, transaminase glutâmico pirúvica (ou ALT, alanina amino-transferase) catalisa a seguinte reacção:
TGP
Alanina + ácido α-cetoglutárico → ácido pirúvico + ácido glutâmico
Desidrogenases: As desidrogenases são enzimas que catalisam reações de oxirredução e que, como tal, estão atualmente incluídas no grupo das oxirredutases.
A maioria das desidrogenases têm como co-enzima o dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD) e o fosfodinucleótido de nicotinamida e adenina (NADP). Estes podem, em muitos casos, associar-se com várias proteínas específicas e desse modo transportar o hidrogénio para vários substratos.
As desidrogenases são enzimas com grande difusão na célula viva e existem em muitos processos bioquímicos, como o ciclo de Krebs, onde intervêm, juntamente com descarboxilases, na transformação do grupo acetil em CO2. Encontram-se em animais e plantas, tanto superiores como inferiores.
EX: São enzimas que catalisam reações de óxido-redução, por transferência de hidrogênio do substrato para uma coenzima, geralmente NAD+ ou FAD. Essas reações, na maioria dos casos são reversíveis.
Fosfatase alcalina
Fosfatase alcalina (FAL ou ALP) é uma enzima presente nas células que delineam os ductos biliares do fígado. Os níveis de FAL no plasma irão aumentar com grandes obstruções do ducto biliar, colestase intrahepática ou doenças infiltrativas