Trabalho De Quimica Abril
Trabalho de Química
Tema: Colóides
Professora: Amanda
Componentes: Bruna Victória de Carvalho Barroso. N°05
Júlia Mirella Gonçalves Pereira Santos. N°25
Turma: 2°Ano III
Cláudio, Abril de 2015.
Os colóides ou dispersões coloidais estão presentes em várias situações de nosso cotidiano, como em produtos industrializados, e estão incluídos em processos importantes para a vida, que ocorrem na natureza e em nosso organismo.
Apesar de parecerem ser homogêneos, os colóides são, na realidade, misturas heterogêneas. Suas moléculas ou grupos de moléculas ou íons são partículas que ficam dispersas e que apresentam o tamanho muito menor do que aquelas que podem ser vistas a olho nu, mas também muito maiores que moléculas individuais.
O tamanho médio das partículas suspensas nas soluções coloidais varia de 1 a 1000 nanômetros (nm). Elas não se sedimentam pela ação da gravidade, somente com o uso de uma ultra centrífuga. Por exemplo, o sangue é uma solução coloidal, que a olho nu parece ser totalmente homogênea, mas não é. Se deixar o sangue em um tubo de ensaio por um tempo, ele permanecerá com o mesmo aspecto homogêneo a olho nu. Porém, com o uso de uma ultra centrífuga, veja como suas partículas se sedimentam: Apesar de atravessarem um filtro, as partículas dos colóides não atravessam uma membrana semipermeável. Elas também possuem a capacidade de dispersar a luz que incide sobre elas; fenômeno conhecido como Efeito Tyndall.
A classificação dos colóides:
No que se referem à sua composição, os colóides podem ser micelares, moleculares ou iônicos.
Micelares: Nos colóides micelares, as partículas dispersas são formadas por átomos agregados;
Moleculares: Os colóides moleculares são compostos por macromoléculas;
Iônicos: A composição dos colóides iônicos é feita por íons.
De acordo com os estados físicos de seus componentes, as dispersões coloidais podem ser classificadas de várias maneiras,