Trabalho De Qu Mica
Trabalho de química
Matheus Oliveira, Rafael de Oliveira, Jônatas de Lima.
01/11/2013
Da atividade Página 318
Questão 4
4. Em grupo, faça uma pesquisa sobre outros casos de envenenamento ocorridos nos últimos anos. Elabore uma pequena apresentação para a sala sobre o caso escolhido, explicando sua causa e analisando criticamente a situação.
Envenenamento por “chumbinho”
Introdução:
O “chumbinho”, um produto comercializado ilegalmente e popularizado como raticida pela alta eficácia, potente letalidade e modo de ação rápido. Pela sua facilidade de aquisição, tem exposto a população a sérios riscos de intoxicações graves, muitas vezes, fatais elevando a taxa de mortalidade dentre todos os produtos notificados pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT), se tornando então, um problema de saúde pública.
Grande parte dos produtos denominados como “chumbinho” são oriundos, principalmente do Aldicarb, um carbamato extremamente tóxico, inibidor da enzima acetilcolinesterase, provocando uma importante síndrome colinérgica.
O Aldicarb, um inseticida sintético, registrado e autorizado exclusivamente para uso agrícola, distribuído para utilização em várias culturas, apresentando-se unicamente sob a forma granular com o nome comercial de Temik®.
Doses Consideradas altas: Dose oral mais alta sem sintomas, em humanos: 0,05 mg/kg;
Dose oral única que produziu significante inibição da atividade da colinesterase sanguínea total, mas sem nenhum sintoma: 0,025mg/kg;
Dose que levou a sinais e sintomas colinérgicos: 0,10mg/kg
Dose que resultou em intoxicação aguda que foi necessário tratamento: 0,26 mg/kg.
DL50 estimada para humanos: 5mg/kg
Provável DL50 VO= 5,0 mg/kg
0,05 mg/kg: dose oral mais alta sem sintomas
0,025 mg/kg: significante inibição colinesterase total, sem sintomas
0,10 mg/kg: aparecimento de sinais e sintomas colinérgicos
0,26 mg/kg: intoxicação aguda, necessário tratamento
Analise:
Se as leis do