Trabalho De Qu Mica
Devido atual degradação das águas e à necessidade de abastecimento adotam-se procedimentos para o tratamento das mesmas. Este tratamento consiste em 07 etapas: pré-cloração, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e correção do pH. Sendo que esse se baseia essencialmente na qualidade da água no estado bruto e no fim desejado. Geralmente a qualidade da água muda no decorrer do tempo, precisando-se adequar o tratamento com as necessidades do momento. Para tanto se usa o aparelho chamado Jar Test, que simula em a coagulação, a floculação e a decantação em laboratório, sob variadas concentrações de coagulantes.
Dada a importância da água, sua atual degradação e a necessidade de abastecimento, tem-se de aproveitá-la dentre as mais adversas condições e este aproveitamento se da por tratamentos específicos. (RICHTER e NETTO, 2003).
Segundo Silva Costa (1996), “A seleção do tratamento a se adotar em cada caso depende essencialmente da qualidade da água bruta disponível e da qualidade final pretendida para a água tratada. Esta qualidade final varia com o fim a que se destina a água tratada.”
De acordo com o nível de contaminação das águas doces, estas são classificadas segundo o artigo 04 da RESOLUÇÃO CONAMA 257 (2005) em:
1. I – CLASSE ESPECIAL: são aquelas destinadas ao abastecimento humano, com
Desinfecção;
2. II – CLASSE 01: águas para o consumo humano, com tratamento simplificado;
3. III - CLASSE 02: águas para consumo humano, com tratamento convencional;
4. IV - CLASSE 03: águas para consumo humano, com tratamento convencional ou avançado;
5. V - CLASSE 04: águas que podem ser destinadas a navegação ou a harmonia paisagística.
Desta forma existe uma gama métodos para a correção dos problemas relacionados a esse recurso, sendo que tais cuidados só deverão ser feitos após estudos adequados sobre as variáveis em questão e o meio mais eficaz de resolver o problema. (RICHTER e NETTO, 2003).
Segundo Cohen (1975) citado por Morgado,