Trabalho De Qu Mica 1
O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores. Mas o que é um indicador? É uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
Veja como classificar se uma solução é ácida ou básica: pH 0 a 7 - soluções ácidas pH = 7 - soluções neutras pH acima de 7 - soluções básicas ou alcalinas.
Exemplos:
Vinagre: 2,9 soluções ácidas
Coca-cola: 2,5 soluções ácidas
Água natural: 7 soluçãoes neutras
Água do mar: 8 soluçãoes básicas ou alcalinas
Cloro: 12,5 soluçãoes básicas ou alcalinas
Conceitos de ácidos e suas bases
* Arrhenius: Classificou como ácido os compostos que dissociados em água liberam íons H+ , e classificou como base os compostos que dissociados em água liberam íons OH-
Esta definição de Arrhenius é utilizada até hoje, porém ela é limitada pois suas definições só se aplicam em soluções aquosas (em água), com isto surgiram novas classificações de ácido-base, capazes de serem aplicadas em soluções que não se limitam a soluções aquosas.
* Bronsted-Lowry: Devido a necessidade de se estabelecer novas definições afim de suprir o espaço que a definição de Arrhenius não explicava, J. N. Brönsted e T. M. Lowry, definiram ácido como sendo toda substância, seja ela uma molécula ou íon que em solução libera o próton H+ , e classificou como base toda substância, molécula ou íon, que pode aceitar o próton H+ .
Esta definição nos mostra que o meio reacional,