Corros O QU MICA TRABALHO 1
Atividade Externa à Disciplina
Aluno: Rafael Favoretto Silva
Professora: Adélia
Turma: A05/3
Informações Gerais
A corrosão ocorre quando há uma reação química de um objeto ou peça provocada pelo meio ambiente. Essa reação provoca o desgaste da superfície metálica e leva à sua destruição, por redução em suas dimensões, pela mudança na composição química, modificando seu aspecto externo.
Corrosão Úmida / Corrosão Eletroquímica
Ocorre quando o ferro, exposto à atmosfera (oxigênio, umidade e chuva), enferruja-se mudando seu aspecto metálico (cor cinzenta) para se tornar um óxido avermelhado, que hidratado pode se tornar amarelado. O estado de oxidação do ferro varia, assim, de zero a 2+ ou 3+ nos óxidos formados. A ligação química transforma-se de metálica para iônica.
Quando a solução eletrolítica (água da chuva, produtos químicos, água do mar) entra em contato com a superfície do metal forma-se uma pilha eletroquímica, tendo regiões que agem como ânodo (sofrem oxidação) e regiões que agem como cátodo (sofrem redução).
Reações:
Ânodo: Fe → Fe(2+) + 2e- E=+0,44V
Cátodo: 2H2O+O2+4e- → 4OH- E=+0,415V
Exemplo identificado:
Porta enferrujada:
Sofreu corrosão úmida, tendo um aspecto avermelhado característico de tal corrosão.
Meios corrosivos mais importantes: 1) atmosfera: gases (CO, CO2,SO2,H2S,NO2), umidade, partículas em suspensão.
2) águas: gases dissolvidos, matéria orgânica e bactérias.
3) solo: acidez, porosidade, umidade.
Método de proteção mais utilizado:
Pintura superficial com produtos químicos: flúor-silicato de Mg ou de Zn, silicato de sódio. Utilização de metais de sacrifício. Esses metais devem possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possam ser "sacrificados" e protegê-lo. O zinco e o magnésio são metais comumente utilizados com esse objetivo (ser oxidado em seu lugar).
Dessa forma, qualquer metal que possuir um potencial de redução menor que o ferro